quinta-feira, 24 de março de 2011

COLÓQUIO “VIOLÊNCIA E ESCOLA” em 10/10/2007

No dia 10 de Outubro de 2007, realizou-se  o colóquio “Violência e Escola”, na Escola Secundária D. Duarte, que se revelou um espaço e uma tempo para reflectirmos sobre a violência e os seus vários rostos na escola. Destacamos do programa :

    Abertura do colóquio: Nautília Abrantes (Vice-Presidente do Conselho Executivo da E.S. D. Duarte; Isabel Morais (Psicóloga, S.P.O da E.S. D. Duarte).

Conferência inaugural: Deputado Fernando Antunes, do Grupo de Trabalho “Violência nas Escolas” da Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura.

MESA 1: Violência e Escola: Acerca do conceito.
Madalena Alarcão (Prof. Doutora, Psicóloga, FPCEUC / Grupo V!!!); Capitão Marco Gonçalves (Equipa de Missão para Segurança Escolar); Eduardo Francisco (Médico de Clínica Geral, Centro de Saúde de São Martinho—Extensão de Taveiro).
 Moderador: Laura Diogo (Psicóloga, S.P.O do Agrupamento de Escolas de Taveiro).

 MESA 2: Violência e Escola: Que realidade?
Ana Bapatista (Vice-Presidente da FRAPcentro); Sílvia Parreiral (Mestre, Professora ESE de Coimbra); Filomena Maurício (Aluna do 11º ano da E. S. D. Duarte. Cortesão).     Moderador: Aires Alexandre (Professor Coordenador da P.E.S. da E.S. Jaime Cortesão).

Por motivos de força maior o Governador Civil de Coimbra Henrique José Lopes Fernandes antecipou a sua presença que estava prevista para a sessão de encerramento e teceu algumas considerações sobre o tema do colóquio antes de darmos início mesa seguinte.

MESA 3: Violência e Escola: Que respostas?
  Natália Cardoso (Jurista, Gestora do Gabinete de Apoio à Vítima, APAV / Grupo V!!!) Tiago Morais (Psicólogo da CPCJ de Coimbra); Intendente Bastos Leitão (Comandante da PSP Coimbra).
Moderador: João Redondo (Psiquiatra, Centro Hospitalar de Coimbra /Grupo V!!!).

Síntese dos trabalhos: Ana Paula Santos (Professora Coordenadora da P.E.S. da E.S. D. Duarte); Cristina Baptista (Psicóloga dos S.P.O. da E.S. da Jaime Cortesão).

 Assistiram ao congresso cerca de 200 participantes, de várias áreas profissionais: da educação, da saúde, da solidariedade, da segurança social, das polícias e da justiça. Realçamos, também, a participação de alunos e encarregados de educação.

Sem comentários:

Enviar um comentário